
Curso e treinamento de
Primeiros Socorros
Curso Lei Lucas de Primeiros Socorros
A Lei Lucas foi criada na cidade de Campinas, no interior paulista, após o incidente com o menino Lucas Begalli Zamora de Souza. Em 27 de setembro de 2017, durante uma excursão, Lucas, que tinha apenas 10 anos, morreu engasgado com um pedaço de salsicha após comer um cachorro quente oferecido pela escola. O incidente que gerou comoção popular impulsionou discussões a respeito da segurança das crianças e adolescentes durante o período em que estão nos estabelecimentos de ensino.
Movido pela câmara municipal e pela mãe do menino Lucas, uma lei do município de Campinas ganhou repercussão nacional e “fez escola”. Em 27 de julho de 2018, foi aprovada a Lei nº 16.802 pelo governador do Estado de São Paulo. E, em 4 de outubro de 2018, foi aprovada a Lei Federal nº 13.722 pelo então presidente da República, Michel Temer.
Aprovado pelo Senado Federal, o projeto da Lei Lucas determina a capacitação em primeiros socorros para profissionais de educação, a partir de abril de 2019:
“Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.”

O Curso Lei Lucas de Primeiros Socorros visa passar orientações acessíveis e simplificadas sobre as principais ações passíveis de serem realizadas por qualquer pessoa que se encontra frente a uma situação de emergência.

Carga horária:
A partir de 4 horas
Algumas legislações mineiras:
Contagem - Projeto de Lei
Caeté - Projeto de Lei
Nova Serrana - Projeto de Lei
Bela Vista de Minas - Projeto de Lei
Itajubá - Lei
Monte Santo de Minas - Lei
Santa Luzia - Lei
